quinta-feira, 3 de março de 2011

Chuvas alagam Itanhaém

     As chuvas do início do mês de março alagaram diversas ruas da cidade de Itanhaém, devido ao transbordamento do Rio do Poço e da maré alta, deixando muitas pessoas desabrigadas.
     Os bairros atingidos foram: Tupy, Regina, Cibratel I e II, Grandesp, Belas Artes, Santa Júlia, Jardim São Fernando, Gaivota, Umuarama, Chácara das Tâmaras, Iemanjá, Jardim Coronel e Tropical. Em alguns locais a água passou da altura da cintura e moradores precisaram ser resgatados de barco.
     Foi informado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura que o prefeito, João Carlos Forssell, quer pressa na liberação de verbas do Ministério da Integração Nacional para obras contra enchentes. O chefe do Executivo confirmou nesta quarta-feira, dia 2 de março, que o órgão irá apressar a liberação de R$ 5 milhões para desassoreamento dos rios do Município.
     A prefeitura também informa que aguarda a outorga do DAEE (Departamento de Águas e Energia do Estado de São Paulo) para fazer a intervenção nos rios, como o desassoreamento e aprofundamento. Com estes trabalhos, os rios terão uma capacidade maior de volume fluvial e também ganharão velocidade na vazão das águas pluviais. Estes serviços são realizados anualmente, sempre que o DAEE outorga a intervenção. O último ocorreu em fevereiro do ano passado.
     O morador do bairro Cibratel, José Augusto Pereira, acredita que a falta de manutenção dos terrenos que margeiam o rio levou a encher tanto as ruas do seu bairro. “Com todo esse matagal e lixo acumulado, não tem mesmo como a água escoar. Há mais de ano não vejo ninguém fazendo a limpeza das margens, nem ao menos roçando o mato. Agora que chegou a época das chuvas e que já tivemos danos em nossas casas, que eles pensam em fazer algo.” disse.
     De acordo com a Guarda Municipal, no dia 2 de março já haviam 40 pessoas desabrigadas na Cidade. Desse total, 24 estão em casa de parentes e amigos, 16 estão alojadas na Escola Municipal Noêmia Salles Padovan, no bairro Guapiranga. No local, recebem todo o suporte necessário do Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém, enquanto aguardam da Defesa Civil autorização para voltar para casa.
     O Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém está recebendo doações de móveis, roupas, calçados e alimentos. Os materiais podem ser encaminhados para a rua Cunha Moreira, 61, no Centro. Mais informações pelo telefone (13) 3427-5068.

Um comentário:

  1. Itanhaém está abandonada, já cansei de pedir para secretários, vereadores e filho do prefeito, para ao menos limpar as valas que estão todas entupidas, governar dessa forma é facíl, ninguém tem responsabilidade com os municipes !!

    ResponderExcluir